O QUE É ESTRATÉGIA DE MARKETING?
- Bravaro
- 6 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2022
Segundo (Varadarajan 2010), a estratégia de marketing é o padrão integrado de decisões de uma organização que especifica suas escolhas cruciais em relação a produtos, mercados, atividades de marketing e recursos de marketing na criação, comunicação e / ou entrega de produtos que oferecem valor aos clientes em trocas com a organização e, assim, permite organização para atingir objetivos específicos.
Uma visão ampla da estratégia de Marketing pode referir a duas fases (MORGAN ET AL; 2018):
1. Formulação - compreensão de o que fazer:
- Objetivos (metas alcançáveis e resultados esperados)
- Forma de medida (consumidor-alvo, segmetos, propostas de valor)
2. Implementação - como fazer:
- Táticas (programa detalhado de decisões de marketing integrado)
- Ações (comportamentos que posibilitarão as decisões táticas e recursos necessários)
O tema é muito amplo e trouxemos aqui algumas noções básicas mas essenciais.
Referências
Varadarajan, R. (2010). Strategic marketing and marketing strategy: Domain, definition, fundamental issues and foundational premises. Journal of the Academy of Marketing Science, 38(2), 119–140.
Morgan, N. A., Whitler, K. A., Feng, H., & Chari, S. (2019). Research in marketing strategy.Journal of the Academy of Marketing Science,47(1), 4-29.